27 de junho de 2010

"SAIR DO "ARMÁRIO" - AUTO-ESTIMA ELEVADA E CULTURA TRANSFORMADA




Amigos, aproveitando a postagem que o Marcelo realizou por esses dias... relacionada a resposta ao email de um amgio eu vou "pegar carona no assunto" e neste espaço virtual e abrir-me um "pouquito" com vocês.

Antes deliciem-se com esta música e a sua letra. Lá no final desta postagem vcs vão ver porque a escolhi!! Na Verdade ela é apropriada para a reflexão que se segue.
Escolhi este contexto de show para que vcs sentissem como em alguns momentos ela parece uma oração.






Minha descoberta sexual foi com mulheres. Gostei. Mas minha descoberta afetiva foi com homem. Gostei também!
Até aí tudo bem. Mas culturalmente eu seria "tachado" de gay. E gay c sabe o que é né? é viado, é baitola, é frutinha, é mariquinha, é enfim...uma série de adjetivos pejorativos...enfim é tudo menos um ser humano.
Mas, já que eu me sentia como ser humano eu não quis pensar nisso!! E preferi ignorar os adjetivos e meio que ignorar que eu gostava de meninos. Enfim, quis voltar a me agarrar com meninas. Do ponto de vista do agarro muito bom, ma como fazer isso se meu coração estava apaixonado pelo carinha? Estava sendo eu desonesto comigo e com as moças.
Desculpem a franqueza e o palavreado:como seguir a voz da cultura popular de que minha "pinta" tinha que procurar uma "buc..." se o que manda na minha pinta (e acredito que na de qualquer um) é a cabeça e o coração?
Eta! Eta..para quê isso? para que atrair infelicidade? se estar ao lado do carinha me dava paz? porque se o sexo que tínhamos era mais um "detalhe" do que a lógica e isso era exatamente igual ao que um homem sente quando sabe que a mulher é especial é diferente?

Continue Lendo!




Aí meu amiguinho, minha amiguinha...não titubiei e fui viver o tal "romance". Vivi. Para alguns seria um pesadelo...kkkkkkkkkkk para mim não foi tão pesadelo assim. Muito pelo contrário foi um exercício de entrega e troca de afetividade muito bom que me ajudou a ter sanidade e não recair em alguns "chavões" da loucura do "amor proibido e impuro".Graças à Deus na minha cabeça isso ficou aparentemente bem processado -num posso garantir que 100% mas ao menos em 51% foi...kkkkk afinal vejo colegas que já ficaram maduros e não processam a afetividade bem (Gente vocês já imaginaram que tem homens que não se permitem beijar um ao outro mesmo fazendo sexo? qta Nóia!!!)
Mas o fato de processar bem não quer dizer que foi tudo um mar de rosas. Claro que no início tinha aquela parte: quando passávamos o dia juntos ou uma noite eu achava que tinha um outdoor na testa dizendo: Gay!!!
Mas como eu me concentrei no que sentia eu disse: - Vivo algo tão bonito, estou tão pleno que é inconcebível pensar que ser gay é um absurdo. Aí eu mantive uma postura mais aberta (bem...isso eu pensei e no sentimento em algum nível eu processei). As pessoas que me perguntassem eu até poderia responder. Mas...preferia que nã ome perguntassem nada!! desconfiassem e ficassem com a desconfiança para elas!
Conflitos se passavam! Ouvir piadas, ver as chacotas, os olhares no trabalho, ver gays falando de gays...ir aos "ghetos" foi dando um peso....as pessoas no "gheto" que eu achei que iam ser sinônimo de liberdade estavam presas!! muitas se escondiam, todas diziam que aquilo era errado, poucas contavam para a família....
Ai uma nuvem escura foi se aproximando.... o tempo foi fechando.....E chegou a borrasca!!!
O relacionamento acabou. Meu sentimento afetivo em relação a homem não. Mas não seria mais conveniente, já que eu tenho capacidade de fazer sexo com mulher, seguir a norma social?
Breve conflito!!!
Cabeça turva, sentimentos embaralhados....vazio. Outros relacionamentos apareceram, foram bacanas mas sempre "escondidos". Nada de mão dada na rua, nada de abraço muito apertado, nada de piscadinha, nada de bitoca na boca na rua, nada de dizer eu te amo em público, nada de perguntar pro papai: - ele não é uma fofura?
Olha...até que algumas dessas coisas eu ousei fazer viu!! rsss beijar na boca em público por exemplo várias vezes rsrsrsrsrs (e ainda queria estar no armário é mole?kkkkkkkkkkkkkkk)

Ah...e no fundo nada muito diferente de como os heteros processam as mágoas(óbvio somos todos humanos - mas é bom ressaltar isso). Aí o que acontece para "fugir?": Vamos às drogas! álcool, festa, sexualidade vivida fortuitamente. Vamos esquecer! Enfim a gente se mistura com os "heterogêneos"....aqueles que sabem que vc é não aceitam mais fingem que aceitam e fingem que são seu amigo porque no fundo são mal resolvidos. Se mistura as meninas que se dizem amigas mas não sentem-se à vontade de ver você conversando com o namorado delas, etc...etc... a gente atrai o que precisa!
Oh....mais o que é que a gente quer mesmo? Mal resolvido vai atrair o que? gente mal resolvida!
E aí mais vozes para minar a auto-estima.
Quando o "resagate" aparece a gente não quer se dar conta de que tem de se transformar! Durante um tempinho, inconscientemente, qdo eu percebia que fulano era bem resolvido eu me afastava. Em alguns momentos chegava a pensar: isso é nocivo! as pessoas podem saber sobre mim! Imagina se não sabiam??!! (risos)
- Nossa! que dedução mais idiota!! As pessoas já sabiam, eu já demonstrava e lá ia eu projetando no outro a minha responsabilidade em assumir minhas convicções mais profundas da alma!
Mas seguia eu o "script" idiota da cultura "idiota" como um perfeito idiota! Me achando feliz,mas morto e congelado por dentro, afinal as pessoas me "aceitavam".

Assim, a mensagem cultural de que gay não vai ser nunca feliz começa a ganhar espaço na casa mental! A voz da consciência e a voz Divina que me deram força, no início para não seguir o script cultural e me manter de pé começavam a ser pouco ouvidas. Já que as vozes da cultura que falavam através das pessoas ao meu redor diziam exatamente o vaticínio: Gay é infeliz!!!
E as vozes "amigas" diziam: Seja Gay mas não demonstre!! Seja discreto!! fique junto com as coisas no Armário!!
Mas, apesar disso tinha algo que dizia(a consciência): Ser humano é o que importa!
O patrimônio da humanidade reside na honestidade, no serviço ao outro, no Amor, no coração e no caráter puxar o foco para genitália é errado!! Ah...essa voz foi bacana porque me dava um contraponto e aí eu sempre respeitava as pessoas e conseguia até me defender quando alguém vinha me dizer para não falar com fulano(a) porque poderiam saber que eu era gay.
Mas...mesmo com esta carga pequena na bateria as perspectivas pareciam sempre as mesmas:
Céu encoberto com muitas nuvens e chuva a todo momento. Pois é... você já se imaginou passar a vida sem pegar na mão de quem você gosta na rua?
Já se imaginou passar a vida sem sequer dar uma pitoquinha em público?
Já se imaginou andando com a pessoa que vc ama e uma criança vir sorrindo para vc te entregar uma flor e o pai dizer: - sai daí filho de perto desses pervertidos,boiolas etc, etc, etc





Então... aí...só de pensar nisso... eu fui me vitimizando...passar por isso e também aumentando dentro de mim o coro das vozes do pessimismo e da covardia! achava que era "cabeça" que tava tudo bem, que enfrentava as pessoas. Mas no entanto não conversava com minha família sobre o assunto. Não conversava comigo mesmo.Ou seja, eu fiz a seguinte estratégia:

Vou ficar no Armário de porta aberta. Então estava lá eu dentro daquele lugar apropriado para guardar coisas!! me achando gente porque estava com a porta aberta!!! Mas era só um boneco com a auto-estima comprometida. O ser humano convertido em pinóquio!!! era isso que estava ocorrendo!!!
Até que algumas "desgraças!" gratificantes vão ocorrendo e você se toca:
Ei...eu não sou um boneco!!
Sou gente!
E se sou gente teve gente na história que enfrentou com coragem muita coisa para que eu estivesse aqui hoje com certas liberdades! Se as pessoas que achavam que a escravidão devia acabar ficassem se lamentando a escravidão não tinha acabado!!! Se as mulheres ocidentais ficassem paradas se lamentando elas estariam iguais as de muitos locais do oriente!! Se não lutassem por democracia, não existiria democracia...
E o mais importante, pessoas deram suas vidas para falar, pregar e vivenciar o Amor!!!





E pessoas são pessoas pelos seus princípios morais!! E cada um de nós deve obedecer a nossa voz mais profunda da consciência. A cultura!?....a cultura... que se adapte Às mudanças!..ela (a cultura) é um processo e não uma coisa parada!! a cultura é feita por gente e gente se transforma!!! É preciso Coragem!! E vamos combinar que estamos cada vez mais preguiçosos, acomodados e fujões!! Por isso o MAL o PRECONCEITO e a safadeza verdadeira que é a HIPOCRISIA campeiam por aí a solta fazendo festa!!!
Os "honestos" todos correram o têm medo de enfrentar o sistema de cultura. E quem enfrenta....enfim vou deixar o complemento para vcs pensarem o que acontece. Reflitam bem sobre o que acontece com quem enfrenta e o que acontece depois que pessoas enfrentam? quantas conquistas temos hoje graças a estas pessoas! homens e mulheres que não se renderam à HIPOCRISIA e com seus defeitos e virtudes lutaram por um ideal que servia e ainda hoje serve ao bem comum?







Então...o que eu tô fazendo que não estou me movimentando? Para que ficar neste armário esperando que os outros "humanos" me manipulem como se eles fossem o Gepeto e eu o pinóquio? E pior que nem Gepeto eles são...são uns espetos e tão pinóquios quanto eu?
Quando eu olhei ao redor!!! Eram todos ARMÁRIOS e não humanos!! E ai sim eu pude divisar quem estava se esforçando para ser humano.
Ai foi ótimo porque percebi quantos heterosexuais estão vivendo no Armário com suas perversões de poder e subjugação em relações sádicas. Vi quantos homossexuais fazem a mesma coisa e como temos um monte de gente cheia de teia de aranha e doente.
ótimo!! Percebi eu que estava doente!! O que fiz?
Sai do armário e fui procurar médico!!




De fato é muito difícil ser homossexual em um ambiente cultural totalmente hostil a qualquer manifestação de sexualidade entre iguais. Bem, se você é hetero e está lendo imagine o que é ser criado como uma aberração: imaginou? agora multiplique por 10 e sinta isso.
São piadas tirando "lasca" de "gay" e "sapata" às turras
Ninguém vê um super herói gay no desenho. Você na adolescência vê um monte de menino se pegando com menino, menina se pegando com menina...e todo mundo "alegre" e com algo meio vazio....Depois eles se pegam com pessoas do sexo oposto e levam uma relação meio sem graça. Aí torce para eles continuarem se pegando e viverem "alegres" mas não pode!!! isso é errado!!!
Ser homossexual, culturalmente você sente que vai ser visto como sinônimo de desonestidade...

E em pensar que eu desde guri sempre gostei de manifestações de religiosidade e espiritualidade mas como ser Gay e ter uma relação com DEUS!!!?? Na adolescência frequentei uma tendência religiosa que me dizia exatamente que as pessoas assim estavam fadadas a ter um destino de inexistência e que não ressussitariam no dia do juízo. Pior elas eram o "Satanás" em pessoa!!!
Para autoestima é ótimo ouvir isso: - você não tem jeito é a personificação do mal!
Enfim eles não usam essas palavras, mas no final das contas é isso que quer dizer! e já viu como se julgam superiores aos outros? (quá, quá, quá minha machadinha...só de pensar em quanta infantilidade levada a sério)
Isso no campo dos sentimentos faz um estrago...q ces nem sabem!! Aliás as mulheres tem uma idéia do que falo. Afinal são culturalmente vistas como "inferiores", objetos de desejo, etc....
Mas reinterando o que disse! A gente no final das contas reconhece que no armário estão as coisas e lá devem mesmo estar as coisas para serem buscadas quando necessitamos delas.
A auto estima vai melhorando quando mesmo diante dos condicionamentos culturais vamos enfrentando as adversidades e nos estabelecendo com seres humanos e não como coisas!! E aí mesmo diante das maiores provações...É só sucesso!! Pois vamos fertilizando para nós e para outros uma nova humanidade!!!
Desperte o Cristo que há em você!! Diante de todas as dores pegue sua cruz, seja Feliz e saia do Armário!!!



SÓ LAMENTO POR VC QUE QUER ESPERAR OUTRA VIDA PARA ACREDITAR NISSO!!
AH...AMIGOS GAYS...QUEM SOU EU PARA OPINAR MAIS..."VAMO COMBINAR" QUE ESSA DE I'LL SURVIVE...HUM... É BOM PRA DANÇAR MAS PARA A AUTO-ESTIMA É MEIO MELODRAMÁTICA!!! E ACABA RECAINDO NA FANTASIA DO INCONSCIENTE QUE AINDA É FORTE SOBRE A RELAÇÃO DE CASAL...ENFIM, MAIS EFICAZ PARA NOSSA PROPOSTA DE AUTO-ESTIMA ELEVADA E DE UMA POSTURA MENOS VITIMISTA, TAMBÉM DE GLÓRIA GAYNOR, FOCADA NA AÇÃO DE SE AFIRMAR ENQUANTO PESSOA ENQUANTO EXERCÍCIO DO EXISTIR COM DELÍCIAS E DORES É ESSA AÍ ABAIXO!

eu selecionei um vídeo com Shirley Bassey cantando porque é uma "Fechação" e também uma prova viva de que idade com maturidade é tudo! ah...velhice é outro preconceito a ser vencido.



I am what I am
I am my own special creation
So come take a look
Give me the hook or the ovation
It's my world that I want to
have a little pride in
My world and it's not a
place I have to hide in
Life's not worth a damn till you can say
Hey world I am what I am
I am what I am
I don't want praise
I don't want pity
I bang my own drum
Some think it's noise
I think it's pretty
And so what if I love each
feather and each spangle
Why not try and see things
from a different angle
Your life is a sham till you can say
Hey world I am what I am

I am what I am
And what I am needs no excuses
I deal my own deck
Sometimes the ace
Sometimes the deuces
It's my life and there's no
return and no deposit
One life, so it's time to
open up your closet
Life's not worth a damn till you can say
Hey world I am what I am



I AM WHAT I AM
Cantoras: Gloria Gaynor // Shirley Bassey

Eu sou o quê sou
Eu sou o quê sou
Eu sou minha própria criação exclusiva
Então, venha dar uma olhada
Me dê a forca
ou a ovação
É o meu mundo
Daquilo eu quero ter um pouco de orgulho
Meu mundo, e não um lugar que eu tenho que me esconder dentro
A vida não vale nada
até que eu possa dizer
"Eu sou o quê sou"

Eu sou o quê sou
Não quero exaltação
Não quero piedade
Eu bato o meu próprio tambor
alguns chamam de barulho
eu acho que isso é lindo
E daí se eu adoro cada bijouteria e cada pulseira
porquê não ver as coisas de um ângulo diferente?
A sua vida é uma vergonha
até que você consiga gritar alto
"Eu sou o quê sou!"

Eu sou o quê sou
E o que eu sou não precisa de desculpas
Eu negocio meu próprio deck (do meu próprio jeito)
às vezes os ases, às vezes os dois (as vezes azar, as vezes sorte)
é uma uma vida e não há devolução nem depósito
Uma vida, portanto é hora de abrir o seu armário

A vida não vale nada
até que você consiga gritar alto
"Eu sou o quê sou!"

Eu sou o quê sou (16x)

Eu sou o quê sou
E o que eu sou não precisa de desculpas
Eu negocio meu próprio deck
às vezes os ases, às vezes os dois
é uma uma vida e não há devolução nem depósito
Uma vida, portanto é hora de abrir o seu armário

A vida não vale nada
até que você consiga gritar alto
"Eu sou o quê sou!"


Eu sou... Eu sou... Eu sou... boa
Eu sou... Eu sou... Eu sou... forte
Eu sou... Eu sou... Eu sou... útil
Eu sou... Eu sou... Eu pertenço
Eu sou...
Eu sou...

Eu sou... Eu sou... Eu sou... Útil
Eu sou... Eu sou... Eu sou... verdadeira
Eu sou... Eu sou... Eu sou... alguém
Eu sou tão boa quanto você

Sim, eu sou

3 comentários:

  1. Um verdadeiro desnudar-se para coletividade em favor da mesma. Fantástico Amigo!

    Quanto a I Will Survive considerando que tudo é um processo, a música fala de SUPERAÇÃO, sobrevive-se para viver de fato, senão vive-se SOMBRAS e não FELICIDADE (ConsciÊncia do Si Verdadeiro).

    Quem disse que auto afirmação não faz parte do processo de edificação da auto estima? E sentir-se vítima? Tudo isso é plenamente humano e esperado!Manter-se em qualquer padrão, entretanto é estacionar-se, ou na melhor das hipóteses, acumular energia sufuciente para saturar-se e continuar o caminhada rumo ao crescimento.

    A auto afirmação é uma compensação pelo que não se tem ainda substancialmente. Tomamos emprestado, provisoriamente aspectos, enquanto a VIDA nos ensina, da forma que temos condições de aprender, a integrar grão por grão da ESTRUTURA que vai nos constituindo aos poucos.

    Logo, I Will Survive pode fazer sentido como um COMEÇO, o Grito de Sobrevivência, enquanto I Am What I
    Am, uma nova etapa, um novo degrau da escada senoidal.

    Acolhermos etapas é compreender que EXISTE de fato um processo, e que este não é linear, mas é SEMPRE.

    A música (Arquétipo Anima), que fala ao coração é sempre aquela em que o mesmo está apto para ouvir e isto é puro inconsciente.

    Quando mudamos de música alguma coisa está mudando por dentro.

    E o coração, ah este tem seu próprio ritmo, sua própria lógica...

    No final das contas, que não é final coisa alguma, está tudo certo...e a gente cresce um pouquinho mais.

    ResponderExcluir
  2. There can be several strategies in which these seen
    blemishes can be obtained rid of. Number of ideas can fit some of
    you, whilst handful of thoughts could possibly not.


    my web blog ... dermatend coupon code

    ResponderExcluir
  3. Impressionante como a maioria das pessoas não se dá conta que essa "campanha" de sair do armário é muito mais uma questão de se alinhar à um padrão proveitoso para mídia ou servir de bandeira pra ideologias políticas, do que realmente pensar no bem estar e felicidade do indivíduo. Sim, porque somos diferentes, com estilos, gostos e necessidades diferentes, mas querem nos colocar todos numa embalagem e tratar como uma atração circence ou massa de manobra política.
    Intimidade é intimidade, e a pessoa expõe se quiser, e com quem quiser. Faço o que quero na minha intimidade e não me sinto na menor obrigação de bater continência pra estereótipos ou seguir cartilha. Não adianta fazer de conta que vivemos num mundo onde a maioria é esclarecida e respeitosa pois não é. Muitos como eu não assumem publicamente não por não aceitarem o que sentem, mas para evitar desgastes desnecessários.
    Aliás, uma questão tão desprezada e pouco abordada, é a questão de auto aceitação. É preciso respeitar o tempo e o limite de cada um, e ninguém tem o direito de dizer o que o outro tem que fazer com os sentimentos e a vida dos outros.

    ResponderExcluir