VALE A PENA LER DE NOVO

O que está na SOMBRA?
Quem é a sua sombra?

Em psicologia a sombra psicológica é o lado oposto, é a outra face, é o outro "eu" reprimido, negado, obscuro e mantido inconsciente pela EGO parte de você que, de imaturo e fragmentado não soube negociar com o SER TOTAL, ou SELF que é você por inteiro.

Você já se surpreendeu consigo mesmo fazendo coisas que reprova?

Pois bem, este é o sinal de existência de suas SOMBRAS.
É a prova que ela existe e reclama o seu espaço no consciente, já que deseja ser integrada.

Alguma vez já sentiu exageradamente uma repulsa por determinados comportamentos de outrem, acusando-o, condenando-o, reprovando-o intensamente, ou desejando a sua eliminação, simbólica e/ou literal?

Difícil até de admitir não é?
Pois pense direitinho, ninguém está vendo ou ouvindo seus pensamentos neste momento.

Pois é! Mais uma vez a SOMBRA se manifesta projetada no outro, ou em situações e coisas.

E ai está se sentido horrível, deplorável, pecador?

Relaxe é só mais um controle do EGO! Lembra que ele não admite imperfeições?
Lembra que ele deseja constante aprovação social e por isso manipula seus comportamentos neste sentido?

BEM VINDO A ESPÉCIE HUMANA!

Somos complexos e quanto mais imaturos 'somos-estamos' nossa auto-percepção e percepção do mundo se torna mais complicada.

O quê está na sombra?

Provavelmente são aqueles aspectos que são seus, que fazem parte de você...
Que precisam ser integrados em sua psique e isto significa uma NEGOCIAÇÃO que considere estes aspectos internos em você e a realidade exterior.

Como?



A compensação é um caminho.
Por exemplo:

Você pode sentir muita raiva de alguém, situação ou coisa...

Qual o problema em sentir raiva? É humano!

Pois bem se você não externaliza esta raiva ela continua existindo dentro de você e se manifesta sem o devido GERENCIAMENTO. O Self dará um jeito de trazê-la ao consciente e você poderá então tomar contato com esta raiva , tornada sombra, através de sonhos. As imagens de cão, a fera são representações de seu animal interior.

Mas se por outro lado você negocia, reconhecendo e acolhendo a sua raiva, você então está GERENCIANDO-A, o próximo passo é direcionar este impulso de agressividade para algo POSITIVO, como a prática de esporte, ou atividades que veicule esta explosão de energia sem causar danos a ninguém e nem a você mesmo.

Lembremos que a sombra é parte de nós mesmos. Quando percebida e integrada deixa de ser sombra. Quando permanecida inconsciente, negada e reprimida potencializa-se e manifesta-se contra nós mesmos.

Por isso que o auto-conhecimento é fundamentalmente necessário para a saúde física-mental em proveito da harmonia individual-coletiva.

Em próximas postagens estaremos discutindo a relação da CRIMINALIDADE e a SOMBRA PSICOLÓGICA.

Para fechar trouxemos o clipe de Rita Lee, da música 'ERVA VENENOSA', para que inspirados pelo tema foquemos os aspectos sombrios de nossa personalidade, o quê há por trás das máscaras, por debaixo do pano...O outro lado da face.