24 de junho de 2010

Rio São Francisco e Polêmica Transposição em: Os Zomes, as Muié e o Véio Chico Parte 9

A notícia da Transposição do Rio São Francisco se espalhou em Descanso do Chico, espalhando também as diversas conversas a respeito de um assunto que o povo ainda não conhecia direito, mas que já era motivo de aflição pela temida profécia do Véio do Vento que dizia que Descanso do Chico iria desaparecer.
Bem que a prefeita Dora tentou esclarecer os fatos ao povo descanso chiquense, mas Antero (...) Ah Antero! Esse não perderia a chance de colocar qualquer discurso da Prefeita Dora contra ela mesma.





Véio do Vento - O vento disse, o vento falou, o vento sabe (...) Descanso do Chico vai desaparecer (...)




Prefeita Dora - Povo descanso chiquense não dêem ouvidos a esse homem. Não entrem em pânico.




Seu Pitu - Mas, Dona Prefeitha, o Véio do Vento tinha razão! Vão levá o rio! O mar vai avançar e Descanso do Chico vai desaparecer do mapa.


Seu Siri - Isso se tiver no mapa. Detalhe!





- Não é bem assim Seu Pitu. Vai haver sim transposição, mas apenas numa vazão de 3,5% do rio (...)


- O Sertão vai virar mar, vai, vai sim (...) e Descanso do Chico desaparecer. O vento sabe, o vento disse, o vento não erra (...)



- O Governo Federal pretende com a transposição levar água para os povos do sertão, os nossos irmãos nordestinos. Isso é fato!
Por isso a transposição de parte das águas do Rio São Francisco para abastecer outros rios da região árida.


Antero - Essa cunversa é mutho dá bunita! Mas será que o pobre sertanejo quem vai ser realmente beneficiado mermo? Ou será os grandes latifundiários?



- Oxi, Pituzinho! Um a zero pro Antero.

- Começou homi a briga desses dois. O negócio vai esquentar (...)




O povo começava a chegar no Bar do Siri e o clima a esquentar. Ninguém perdia as discussões de Antero e a Prefeita Dora. Isso é fato! Mas, agora o assunto parecia muito sério. Afinal era o destino de toda cidade que estava em jogo.
Quem teria razão nesta história? E a profécia do Véio do Vento, não seria muita coincidência o vento "soprar aos ouvidos" do Véio do Vento um
pouco antes da notícia da transposição? Mistério! O fato era que povo estava apavorado e cheios de dúvidas quanto ao destino de Descanso do Chico.


- E outra! Nois daqui de Descanso do Chico tá veno que o Véio Chico naum é mais o mermo de antes. A prova disso é que parte de nossa cidade já foi engolida pelas águas do mar, por mode que o rio tê perdido força. Que nem aconteceu tamém em Brejo Grande, aqui pertinho.


- Isso é verdade! Lá pra cima a gente vê que nem se pode mais navegá com imbarcação maior, por mode que os banco de areia atrapáia.

- É por isso, que o Governo Federal pretende a revitalização do rio minha gente! Para que possa garantir a sobrevivência dele, o desevolvimento sustentável dos ribeirinhos como a gente e a prosperidade nas terras áridas do nordeste, o polígono da seca.



- Oxi Sirizinho, naum é que a prefeitha falô bonito homi. Um a um.



- Tens razão Pituzinho. Agora deu empate.




- Deixa de cunversa bonita Dona Prefeitha que a gente sabe, que aqui em Descanso do Chico nunca que veio ninguém de Brasília fazer nada por nois naum. A num ser (...)



- Êta! Dois a um pro Antero.


- Doiza um. É mermo!





- A não ser o quê, Seu Antero? (...)


- Acho que a Sinhora, Dona Prefeitha tá é mutho impogadinha por essa transposição. Por que será heim?



Mercedes - Acho que sei porque a Prefeitha Dora tá interessada nesta tal de transposição.

Viúva - Eu também sei! É por mode que a água do rio vai passá lá por lado dos Cabrobró do Pernambuco. Ela e a sobrinha só tão aqui pra mode levá o que é nosso.

Nesta altura dos acontecimentos, Viúva e Mercedes já faziam oposição a prefeita influenciadas pelo inveja e ciúme que estavam sentindo em relação a Madona, sobrinha da prefeita e que despertou a atenção do público masculino.


Madona - Mas a senhora tá falando de que a final, do rio ou dos zome?


- Me respeithe, sua (...)




- Êpa! Cuidado cum o que diz, porque senão!


- Senão o que Madona?





- Stop! Minhas sinhoras, por favor, naum vamo apelá pra ignorança! Valei-me meu Jesus Cristinho!




- Acho que sei o problema dessa ai Seu Pitu (...) É falta de home!



- Valei-me! Mas isso naum é problema. Ói euzinho aqui.





- Sua zinha (...)


- Sua encruada (...)




As duas perdem as estribeiras e se atacam física e verbalmente. Seu Pitu puxava Madona de um lado e Seu Siri a Viúva de outro. A prefeita pedia calma e gritava pela polícia. Antero se divertia com a situação e o Véio do Vento começa a falar sem parar a Profécia do Vento.

Não percam o próximo cápitulo e vejam o que acontece!

Até a próxima semana!

Por Marcelo Bhárreti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário