12 de março de 2010

TEMA DA SEMANA - VIRGINDADE PERDIDA EM CASA: UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER






Como este assunto é tratado em casa?
Numa cultura como a nossa que excessivamente valoriza o hímen da mulher como status de pureza e dignidade e atribui a virgindade um grande status social como lidar com os casos de violência doméstica? como explicar para a vítima que ela continuará sendo querida e aceita? será que realmente ela vai ser querida e aceita mesmo sendo uma vítima?
Virgem no coração ou Virgem no órgão genital o que é realmente importante?
Um dos filmes indicados ao Oscar 2010 - Preciosa. Trata de uma jovem que pelo histórico teve sua primeira experiência sexual com o próprio pai. E aí como deve ficar a auto-estima de uma pessoa assim? será fácil abordar o tema? Quantas pessoas em nosso país foram violentadas (meninos ou meninas) por adultos?
Veja o trailer do filme e depois continue lendo





>

Apesar de ser crime, a pratica de violência contra crianças e adolescentes ainda assola nosso país e o mundo. Segundo a Unicef, todos os dias mais de 18 mil crianças são espancadas no Brasil. O Fundo das Nações Unidas para a Infância revela ainda que as mais afetadas são meninas entre sete e 14 anos. Anualmente são registrados 500 mil casos de violência doméstica de diferentes tipos. Em 70% dos casos os agressores são pais biológicos.
Pasmem, para nosso horror a violência sexual é o segundo tipo de agressão que mais ocorre, de acordo com um levantamento realizado em 1996 pelo núcleo de Atenção a Criança vítima de violência da UFRJ. A pesquisa realizada com crianças de diferentes classes sociais revelou o seguinte:

• 29,1% de meninos e meninas são vítimas de abuso físico.
• 28,9% A violência sexual
• 25,7% sofreram negligência
• 16,3% abuso psicológico


Nossa, a difrença entre o primeiro e o segundo lugar é de centésimos de porcentagem. Mesmo que a margem de erro da pesquisa seja 5% os números estão muito próximos. Isto pode indicar que na verdade o segundo lugar pode até ocupar o primeiro. Isso se tivermos em mente a dificuldade que as pessoas vitimas deste tipo de abuso tem de comentar ou mesmo de trazer à tona a violência sofrida.
Como no filme preciosa o despertar de consciência sobre si mesmo é muito doloroso para as pessoas que passam por este tipo de trauma. Enfim, se já é difícil nos facearmos e facearmos todos excessos de nossa criação, imaginemos quão difícil deve ser encarar em nossa trajetória de vida este tipo de abuso.
O culto a virgindade feminina por parte dos homens não pode contribuir para legitimar estes tipos de comportamentos abusivos? o que você pensa? Esta temática pode ter uma relação profunda com estes episódios lamentáveis?



Um comentário:

  1. olá amigos!
    desculpa por eu não ter escrito nada no dia Internacional da mulher, na correria que estou vivendo nao deu tempo para refletir sobre uma data tão especial.
    O filme Preciosa assistirei no sabado, depois passo aqui para contar o que achei do filme!
    bom final de semana!

    ResponderExcluir