4 de setembro de 2009

TEMA DA SEMANA (01 - 07/09) - PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: PARTICIPAÇÃO DA LEITORA ANDREA SOUSA SOBRE O DEPOIMENTO DE JOSÉ NELSON


Cada indivíduo diante das suas singularidades tem os seus limites, afinal somos seres humanos. A maneira pela qual superamos estes limites é que faz toda diferença.
Observamos que boa parcela de infelicidade das pessoas é causada pela incapacidade de lidar proativamente com as próprias emoções. Isto nos impõe limites:não experimentamos, não perdoamos, não ousamos. Aprender e superar limites consiste em experimentar as inadequações da vida, afinal elas estão em todo lugar, e na maioria das vezes são geradas pelas nossas escolhas, como também pelos condicionamentos que somos submetidos.
Às vezes passamos por situações difíceis que não sabemos o por que. Ficamos limitados procurando nos justificar, aprisionados nesta téia invisível de lamentações e não conseguimos ir adiante... É claro que precisamos acolher as nossas imperfeições, mas devemos tirar proveito do que a vida nos ensina.
É claro que uma situação de acidente ou de perda traz todo um transtorno. Não é fácil "levantarmos a poeira e darmos a volta por cima". Nos sentimos arruinados, destruídos, limitados. Esta forma de nos reerguemos faz toda a diferença. Vimos este depoimento de Nelson que nos deu uma lição de vida.
O que nos incapacita é a acomodação que nos limita, são as amarras do preconceito, dos rótulos, da inabilidade de aceitar o outro o jeito que ele é, e de nos aceitarmos como somos.
Permita-se, não deixe que os limites impeça a sua capacidade de viver...

Um comentário:

  1. Obrigado Andrea pela grande contribuição para refletirmos sobre a riqueza de nossa singularidade e pela exortação de todos dentro de nossas possibilidades e com as ferramentas que nos chegaram "às mãos" trabalharmos para nos superar.
    Sua reflexão é importante para nos perguntarmos: isto é um limite que me impeça viver? ou isto que se apresenta como limitação (em mim ou no outro) tão só é outro caminho e outra forma de construção de felicidade e vida? o que fazer para deixar "a capacidade de viver" fluir?
    Seu comentário nos ajuda a levantar estas questões!!!
    Parabéns!
    Deus a ilumine sempre!

    ResponderExcluir