12 de novembro de 2011

PEQUENO CIDADÃO



Eu desenvolvo uma oficina cujo objetivo central é exercitar a reflexão crítica em relação aos diversos conteúdos veiculados pela mídia. 

As músicas, os vídeos, as imagens sempre comunicam alguma coisa, mas nem sempre paramos para refletir sobre os conteúdos destas produções. É comum ouvir música e ficar apenas na melodia, no rítmo frenético que nos faz dançar e sequer nos perguntamos: Qual a moral da história?

Este é um grande problema, visto que somos influenciados de forma positiva  e/ou negativa  e o pior - de forma passiva, ou seja, sem nos darmos conta do processo.

Por exemplo: 

Tem música que por possuir um rítmo dançante é difícil ficar parado. Não é mesmo? Pois é! Só que às vezes, por trás de um rítmo envolvente há uma informação pejorativa que pode afetar você sem que se dê conta disso. Ai você poderia argumentar dizendo: Se eu não me dou conta da informação então não me afeta. E eu lhe pergunto: Será mesmo? Você tem conhecimentos aprofundados sobre os mecanismo inconscientes de afetação que influenciam o seu humor e consequentemente seu comportamento? Então no mínimo tenha cuidado e considere o meu alerta!

Quantas vezes você já se percebeu mudando de humor sem quê nem pra quê? 

Talvez antes disso você deva ter ouvido esta ou aquela música, este ou aquele comercial, ou visto uma imagem, que aparentemente parecia inofencivo para você, mas que na verdade, como se diz em Psicanálise constituia o seu "ponto cego", ou seja, o conteúdo que se associa a outros e que diz respeito as experiências mal elaboradas que lhe ativa determinados padrões afetivos, que você nem lembra a origem deles, ainda que eles influenciem enormemente o seu humor e o comportamento.

Não quero dizer com isto que esta ou aquela música, estilo, rítmo, programa de TV é bom ou ruim. Não se trata disso, mas de refletir os seus conteúdos e perceber até que ponto eles são bons ou ruins para você. Talvez eles produzam um efeito imediato de descontração e isso a priori seja prazeroso. Entretanto, perceba-se como você fica depois disso, e a longo prazo? 

Tenho feito esta oficina a alguns meses com os educandos do CRAS Santa Maria - Aracaju/SE onde sou Estagiário de Psicologia. É impressionante perceber o avanço deles, considerando o início de muitas dificuldades e resistências. Apresentei o clipe desta música de Arnaldo Antunes e eles adoraram. Eles têm de 09 a 12 anos e logo, logo foram capazes de comentar a música, segundo o que perceberam em termos de conteúdo, e em nível mais elevado foram capazes de associá-lo ao contexto de vida fazendo as devidas conexões com o que é apredindo nas atividades sócio-educativas deste equipamento.

São experiências como esta que me faz seguir adiante em meu trabalho de formiguinha.

Por Marcelo Bhárreti.


Fonte:

Video: http://www.youtube.com/watch?v=59Izjl7wYu0
Imagem: www.google/imagem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário