15 de julho de 2011

DIA INTERNACIONAL DO HOMEM - QUEM É E O QUE SÃO OS HOMENS?

Por Marcelo Bhárreti
Historiador e graduando em Psicologia


Hoje 15 de julho dia internacional do Homem!

Por que homenageá-lo?

Quem é o homem?

Ou poderíamos questionar: O que é o homem?

Em primeiro lugar podemos pensar a homenagem como uma ação necessária. Quando homenageamos algo ou alguém fazemos por vários motivos, mas seja qual for a motivação tende-se a centrar atenção no homenageado. Esta atenção abre um leque de possibilidades reflexivas a respeito dele. Reflexões necessárias a uma compreensão mais aprofundada, que potencializem resignificações, redefinições, quebra de paradigmas e transformações.

O homem é-está! 

Você poderia questionar: Por que definirmos o homem assim? 

E eu lhe responder com outro questionamento: E por que não? 

Lavoisier (1743 - 1794) provoca-nos uma reflexão importante quando diz que "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." levando-nos a pensar a dinâmica do processo por trás do aparente estático definindo. 

Quando pensamos em processo consideramos o movimento, a dinâmica de constituição em um projeto de ser que não se finda, mas se transforma continuamente no tempo infinito.

Antes de pensarmos o homem como um ser social precisamos percebê-lo enquanto natureza. Mas, o que é a natureza?

Poderíamos entrar em uma extensa discussão sobre este conceito, mas não vem ao caso. Entretanto podemos resumidamente fazer algumas considerações:  

1. O termo "natureza" é oriundo do latim "natura" e pode ser referir a um "estado" em que as coisas e os seres se encontram sem a intervenção humana.  

2. Pode também ser contemplado a partir da perspectiva das Ciências Naturais - a natureza é todo conjunto que compõe o mundo material.  

3. Isso nos leva a questionar sobre o conceito de matéria. Considerando aqui o conceito da Física Quântica,  matéria é energia e lhe é característico a potencial de transformação, para finalidades distintas, assim como diferentes formas-manifestações de acordo com estes fins em dinâmica interação como outras formas-manifestação de energia.Logo, tudo o que existe no universo é energia em estado, manifestações e finalidades distintas transformáveis, afetáveis e afetantes. 

Partindo destas considerações podemos dizer que uma pedra de gelo é matéria, ou seja, é energia em estado sólido que pode ser transformada em água seu estado líquido, quando submetida a determinadas condições de temperatura ou pressão, ou seja, sobre a ação de outras formas-manifestações de energias. 

Podemos também dizer que o pensamento é energia?

E por que não?

Se consideramos a mente humana como algo que existe podemos considerar o pensamento como uma operação mental - uma forma-manifestação de energia podendo ser denominada energia inteligível que também é transformável, ou seja, é afetável por outras formas-manifestações energéticas e que também atua sob o meio energético transformando-o sempre. 

Em síntese, podemos pensar a natureza como um processo continuo de transformação. As coisas e os seres se constituem enquanto natureza porque são formas-manifestações de energia. 

Quando diferenciamos as coisas da natureza das coisas transformadas pelo ser humano podemos pensar o resultado desta transformação como uma resultante, ou seja, o transformado é transformável. A ação humana  é energia. O efeito desta ação transforma uma forma-manifestação energética em outra forma-manifestação energética e assim sucessivamente. 

Podemos pensar o ser humano como uma resultante dinâmica constituída de seus aspectos naturais assim como dos aspectos condicionais, no que se refere a influencia dos contextos: sociais, históricos e culturais que produzem e é produzido pela ação humana. Em síntese podemos dizer que o ser humano é uma resultante de aspectos naturais , sociais, históricos e culturais associados entre si.

Refletida a constituição humana voltemos ao nosso questionamento inicial: O que é ou quem é o homem?

O homem é-está! Esta resposta fala de sua essência e de sua existência. Ele é um ser humano enquanto resultante de uma complexa constituição em contínua transformação no tempo e no espaço e também ele existe enquanto tal porque é pensado, significado, materializado e continuamente transformado, ou seja, repensado, resignificado, materizalizado novamente e assim sucessivamente. Isto é elementar.

Mas por que o homem  é homem e não mulher?

Há diferenças em sua complexa constituição, tanto em seus aspectos naturais, quanto em seus aspectos condicionantes. De qualquer forma o homem é-está homem tomando por referência o que é predominantemente pensado, significado e materializado homem em relação ao seu atual contexto sócio-histórico e cultural. O que significa dizer que o homem de ontem não é o mesmo homem de hoje tão pouco será o homem de amanhã.

Por que criar um dia  para homenageá-lo?
Pensemos na intenção subjacente a ação. 

O homem de ontem e de hoje foi educado para  ser forte, ativo, agressivo, etc . Aspectos fundamentais para lhe garantir poder e dominação em relação as mulheres.

Infelizmente  tal educação lhe garante também a ilusão de superioridade não somente em relação as mulheres, mas aos próprios aspectos naturais. É sabido que em todo mundo as mulheres têm vivido mais do que os homens. 

Isso é um aspecto natural? Infelizmente não! A conduta masculina, suas escolhas e seus hábitos têm sido responsáveis por estas estatística.

Por isso o dia do homem  foi criado para que sua materialização fosse repensada, resignificada e transformada em algo melhor do que têm sido atualmente. Foi pensando sobretuto na saúde do homem que um dia em sua homenagem  foi criado.  De forma que sua existência  fosse refletida como  forma de favorecer sua essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário