2 de julho de 2010

Rio São Francisco e Polêmica Transposição em: Os Zome, as Muié e o Véio Chico Parte Final

Descanso do Chico definitivamente perdera a paz, o povo não descansava mais com a notícia da transposição do Véio Chico. A Viúva de Seu Luís perdera as estribeiras e partiu para briga com Madona, sobrinha da prefeita Dora. Seria o caso da transposição? Não! A questão era outra. Desde a chegada de Madona em Descanso do Chico, que a Viúva e Mercedes não descansavam, pois o ciúme e a inveja tiravam a sua paz, uma vez que Madona passou a ser o centro das atenções masculina. E o Véio do Vento, profécia ou loucura? O fato que no meio daquela confusão toda um vento muito forte começou a soprar em Descanso do Chico até quando, o Véio do Vento bateu forte seu cajado no chão e parou tudo, o vento, a briga e...Silêncio! O povo todo assustado começou a se benzer. Seria o fim? E o Véio do Vento...Ah o Véio do Vento!


Véio do Vento - O fim é o começo...e o começo é sempre o fim. O vento me disse, o vento sabe...Descanso do Chico vai acabar, vai acabar...



Seu Siri - O que tem que acabar loguinho, loguinho é a briga de ocês muié...Valei-me meu Jesus Cristinho! Etha gota serena, que cabrunco é esse de tanta confusão...

Mercedes - Que decepção Prefeitha Dora, que decepção!




Viúva - E pensar que nois demo um voto de confiança a sinhora e a sinhora ainda quer tirar tudo da gente...

Madona - O rio ou os zomes?


Seu Pitu - Naum começa minha fia, naum cumeça...




Mercedes - O rio, os zome e nosso descanso...

- Mas oxi muié...Quanto ao rio, naum sei, mas quanto a zome... naum se avexe naum viu minha fia, naum se barrei...



- Levar o nosso rio...

- Ói Dona Viúva! Eu acho que naum é bem assim naum.





Antero - Mas como naum é assim Seu Siri? Afinal ocê tá de que lado?




Dora - Do lado da coerência e da razão...


- Minha gente...cês tão fazeno uma tempestade num copo d'água.


- Oxi home, mas naum é por mode d'água mermo. Naum quere levá nossa água?



- Mas a água é de Deus criatura, de nosso sinhó Jesus Cristinho. E naum foi Ele mermo que insinô a nois reparti o pão?

- É insiná assim...insinô...

- Muito me adimira ocê Pituzinho, um home que me pareceu tão bom.



- Oxi minha princesinha do Sertão dos Cabrobró, bom, bom assim é já sou né, mas se ocê me insiná eu posso ficá miô ainda...

- Que decepção Seu Pitu, que decepção...




- Chega de tanto bate boca! Vamos embora Madona, que esse iê iê não vai dá em nada.

- Vamo sim minha thia, vamo que esse babado já deu o que tinha de dá...




- Oxi...E o rio?


- Sabe de uma coisa Seu Antero? Acho mesmo que o problema aqui não é o rio não...



- Vixe Pituzinho, que agora impatô...


- Como diz ocê: Valei-me meu Jesus Cristinho...




- Naum!

- Não! Seu problema é dor de cotovelo...




- Vixe...


- Essa dueu...





- Porque se eu tivesse me colocado contra a transposição você se colocaria logo a favor . Sua questão comigo Seu Antero...É política.



- Virô o jogo...

- Virô...




- Eu que nunca me colocaria contra Descanso do Chico Dona Prefeitha, mermo porque eu sô daqui...Já a sinhora naum pode dizer o mermo...

- Só tenho uma coisinha a lhe dizer...Não sou eu quem vai fazer a transposição do Rio São Francisco. Tenho meu ponto de vista e com coragem eu defendo. Me sinto no dever de esclarecer o povo e de desmistificar tanta baboseira que esse Véio do Vento anda dizendo por ai assustando o povo...


- O Vento sabe, o vento disse...E o vento tá dizeno agora mermo, que a sinhora naum sabe o quiz diz...O vento sabe...respeite o vento...



- Por hoje é só.



Nas contas de Seu Pitu e Seu Siri a prefeita parece que tinha ganhado a discussão, mas Antero não podia ficar por baixo, já que isto poderia influenciar nas próximas eleições. O jeito foi apelar puxando uma vaia que logo foi acompanha por quase todo mundo.


Em baixo de vaias a Prefeita Dora e sua sobrinha Madona sairam dali. Mas, essa confusão toda serviu para alguma coisa - levantou a polêmica em torno da transposição dando oportunidade as pessoas conhecerem um pouco mais de alguma coisa antes de darem sua opinião.
Mas outras coisas valem considerar:
1º Merdeces e Viúva no fundo, no fundo adoravam os galanteios dos "zomes" daquela cidade e a questão de fato para elas não era a transposição, não, não era...A questão mesmo era ciúme e inveja de Madona. Foram atingidas no Ego;
2º A questão de Antero também não era a transposição, mas oposição política a prefeita e despeito por ter perdido a eleição para uma mulher. Isso pra ele era inadmissível. No fundo também uma questão de Ego Imaturo Ferido.
3º Seu Siri e Seu Antero sabiam se divertir mesmo quando tudo parecia um caos. Esta era a maneira mais saudável que encontravam de lidar com as dificuldades que surgiam pelo caminho. Humor...fazendo humor.
4º O Véio do Vento, um pouco de profeta, um pouco de louco, quem sabe? Mas quem disse que NORMALIDADE é sinal de lucidez?
5º Descanso do Chico nunca mais seria a mesma. Mas quem disse que tem que ser?

DEPOIMENTOS FINAIS

- Tenho que confessar uma coisa...Depois que Seu Siri falô aquela história de reparti o pão eu parei assim e disse: Mercedes a donde tá seus valores cristão muié!



- Só sei que essa história de transposição mexeu com os ânimos dessa cidade. Descanso do Chico nunca mais será a merma. Nem o Véio Chico!



- Naum pensei que Descanso do Chico fosse uma cidade tão agitada. Ano que vem eu volto aqui de novo. Isso se a profécia do Véio do Vento naum se realizar né!


- Só sei que depois que o vento disse ao Véio do Vento que o mar ia levá o meu Luís...passei a acreditá nersas coisas. E se eu fosse os zome da transposição ouvia o Véio do Vento.



- Eu gosto de ouvir todos os lados antes de concluir alguma coisa e dá minha opinião. Afinal de contas os ambientalista dizem uma coisa, os técnicos dizem outra e os políticos, hum! A esses falam demais...



- Pelo bem do Véio Chico e em favor do dos ribeirinhos eu digo naum a transposição.




- Eu digo sim a vida do Rio São Francisco e aos povos do sertão.



- Vai acabá, vai acabá...O vento disse, o vento sabe...O vento mandou dizer aos Zome, as Muié e ao Véio Chico que essa Estória acabou de acabá...Vão se imbora carniça, se piquem...



FIM!

Por Marcelo Bhárreti

Nenhum comentário:

Postar um comentário