10 de junho de 2010

Rio São Francisco e Polêmica Transposição em: Os Zomes, as Muié e o Véio Chico Parte 7


Antero fez de "um copo d'água uma tempestade" como se diz no ditado popular. Sabendo ele que o povo Descanso Chiquense era desconfiado, ainda mais com os quem vêm de fora, aproveitou o ensejo da origem pernambucana da Prefeita Dora, que sua sobrinha Madona, recém chegada de Aracaju deixou escapar para nutrir a discórdia entre a prefeita e o povo. Um "prato cheio" para oposição, encontrando "solo fértil" no preconceito etnocêntrico dos descanso chiquense.

Mas o clima só estava esquentando por ai. O pior estava por vir.

Naquele dia O Véio do Vento apareceu na praça profetizando mais uma vez o fim de Descanso do Chico. O que havaria de novo?

Coincidência ou não, um vento muito forte balançou as estruturas simples das casas da cidade. Derrubando até alguns coqueiros. Foi quando o Véio do Vento saiu gritando aos "quatros ventos".



Véio do Vento - O vento diz, o vento sabe (...) O vento diz, o vento sabe(...) Eu estou ouvindo (...) O vento diz o vento sabe! Descanso do Chico vai sumir, vai desaparecer.


O povo na praça, assustado com a ventania, começou a correr de um lado para outro. Uns diziam "fim do mundo", e outros "O Véio do Vento tem razão". E o Véio do Vento batia seu cajado no chão freneticamente repetindo "O vento diz, o vento sabe (...) Descanso do Chico vai sumir, vai desaparecer".

De repente tudo parou! Um silêncio enigmático no ar que durou um minuto, até a Viúva começar a gritar desesperada!


Viúva - Valei-me meu Jesus Cristinho. O Véio do Vento de novo! Eu me arrupêio toda!

Mercedes - Avi-Maria, que até eu, agora me arrupiei. Será um sinal?


Nessa altura dos acontecimentos todo o povo já estava reunido na praça apavorados. E os homens do Bar do Siri não podiam ficar fora dessa. É claro!


Seu Siri - Sinal de quê dona?

Antero - Sinal que essa Prefeita Dora num é um bom sinal!





Seu Pitu - Sinal que ocês já tão viajando na maionese. Naum vê que esse o véio é dodho!


- O sertão vai virar mar, o vento diz o vento sabe (...) e Descanso do Chico desaparecer (...) O vento diz, o vento sabe (...)



- Esse home pode até ser dodho minha gente, mas ele sabe das coisas, já disse (...)


- Lá vem a merma história (...)



- Que o vento disse ao Véio do Vento, que (...)


- Que o mar ia levar o finado Luiz, seu esposo e (...)


- E levô!



- E o vento também disse ao Véio do Vento, que (...)


- Que Antero ia perder azeleição pruma muiê e (...)


- E ele perdeu!



- Se o Véio do Vento ouve mermo o vento eu naum sei. Só sei que a omissão da farasteira da Dona Prefeitha Dora é um sinal de má intenção e isso sim pode ser um sinal da destruição de Descanso do Chico (...)

Todos se olharam. Com a notícia da origem pernambucana da prefeita, aquele argumento, no mínimo parecia coerente para o povo descanso chiquense. Comentários rolaram e Antero se aproveitava de todas as situações possíveis para trazer o povo para o lado dele. Seria mesmo um sinal de desonestidade da Prefeita Dora?

O quê a origem tem haver com o caráter de alguem?

Seria mesmo o Véio do Vento um "dodho" na linguagem descanso chiquense, ou um profeta com poderes mediunanímicos ou paranormais, interpretando sinais de ondas eletromagnéticas estudadas pela física quântica, captadas pelas estruturas neurais como a glândula pineal, estudada pela neurociência entre outras ciências, e processadas por outras estruturas neuronais em complexa relação psicosomáticas?

Preconceito, projeções egoícas, defesas de um Ego Coletivo muito imaturo. O povo desconfiado ainda teria muito a aprender. Mas enquanto isso não acontecia (...)


- Tenho que concordar (...) Aí tem!



Não perca o próximo capítulo desta estória. A nótica da transposição do Rio São Francisco vai abalar a cidade.

Assita o vídeo logo abaixo e dê a sua opinião.



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