14 de setembro de 2009

Discurso de Posse de Obama / 26 de setembro dia nacional dos surdos - TEMA DA SEMANA ESCOLA INCLUSIVA (08 - 14/09)

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O que tem em comum entre a fala de obama e a fala de geraldinho?
ambos tratam de datas importantes e históricas. Além dessa questão, você conseguiu perceber algo em comum nas falas? NÃO? VC NÃO ENTENDEU O QUE O SURDO ESTAVA EXPLICANDO? AH...QUE PENA! VC NÃO SABE LIBRAS? AH...SIM VC SÓ ENTENDEU OBAMA POR QUE TINHA TRADUTOR NÉ...E O VÍDEO DO SURDO NÃO TINHA TRADUÇÃO! AH! QUE FALHA NOSSA... POIS É...DESCULPE! Isso foi feito de propósito para vc pensar como deve ser para um surdo sentar em frente a uma tv e ver um monte de gente falando sem ouvir nada e sem entender nada. Como deve ser para ele ter de fazer leitura labial sem ouvir nada....se esforçar para viver num mundo sem tradutor! PENSE NISSO!
Como a escola percebe e trata o idioma estrangeiro falado? As crianças são incentivadas no contexto social, cultural e escolar a falar outra língua. Se considerarmos a "fala" de maneira mais ampla como um discurso que pode ser exercido com um gesto, um olhar uma atitude, uma forma de organizar objetos, pensamentos, etc.... desta perspectiva mais ampla e já tratada, de alguma forma, por inúmeros cientistas entre eles Michel Foucoult e Pierre Bourdieu, entre outros podemos aproveitar esse vídeo e nos perguntar: Será que a "língua falada" pelos surdos, através dos sinais conseguirá conquistar nos corações e mentes de professores e outros profissionais espaço para ser percebida como também importante e necessária? Será que na escola ela vai conseguir adiquirir o mesmo espaço ou ao menos um pouquinho de importância semelhante ao do inglês?


Ou na escola ela só vai se constituir objeto de atenção caso a economia e/ou mercado de trabalho a perceba como importante ferramente de lucro?
Como você trata esta questão? você sabia que a Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS é o meio oficial de comunicação da comunidade surda brasileira desde 2002?
O que a escola tem feito sobre isso? O que sua comunidade tem feito sobre isso?
Estabelecer a comunicação é um princípio fundamental humano. Durante muito tempo este direito foi ceifado de homens mulheres surdos em diversas áreas da vida social. Nas escolas, a coisa era e ainda é bem ruim.... Agora...parece que começamos realmente a perceber que o respeito as diferenças a partir da educação é uma questão de direitos humanos(como afirma o artigo abaixo-que merece a leitura).
Estes dois vídeos são um convite para termos a curiosidade a respeito de temáticas aparentemente distintas, postá-los de uma só vez foi para pensarmos sobre nossas limitações para entender os outros ao nosso redor. Eles também nos servem para refletir será que tenho a mesma percepção sobre não saber me comunicar com um inglês e não saber me comunicar com um surdo? será que não acho no fundo que são eles (os surdos) que têm de se esforçar para me entender e dialogar comigo?
Muitas pessoas ao saberem que a LIBRAS é uma língua dizem: ah por isso mesmo o surdo tem de se preocupar em falar com a gente e de nos entender...o inglês que vive aqui não aprende português para se comunicar com a gente?
é um raciocínio possível este não é? mas o inglês nasce onde no brasil? o inglês que vem para cá, se tiver de estudar encontra escolas que ensinam a ele português com facilidade...vão dispor de livros e mecanismos para estruturarem e irem convivendo em nosso país. Mas e os surdos que nascem aqui? é legítimo eles serem alfabetizados como se fossem ouvintes? como se ouvissem o tempo todo?
A escola nos incentiva a aprender inglês como uma língua estrutrada e como algo bom a ser conquistado para o mercado de trabalho e para a vida. Será que agora que há 7 anos temos a língua brasileira de sinais aprenderemos que ela também deve ser algo de bom a ser conquistado? Estamos preparados para isso? Estão nossos profissionais da educação com vontade de aprender para se comunicar com o seus alunos surdos?

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