Muito Obrigado Axé
Ivete Sangalo
Composição: Carlinhos Brown
Odô, axé odô, axé odô, axé odô
Odô, axé odô, axé odô, axé odô
Isso é pra te levar no ilê
Pra te lembrar do badauê
Pra te lembrar de lá
Isso é pra te levar no meu terreiro
Pra te levar no candomblé
Pra te levar no altar
Isso é pra te levar na fé
Deus é brasileiro
Muito obrigado axé
Ilumina o mirin orumilá
Na estrada que vem a cota
É um malê é um maleme
Quem tem santo é quem entende
Quanto mais pra quem tem ogum
Missão e paz
Quanto mais pra quem tem ideais e
Os orixás
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Faz a festa
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Faz um samba
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Traz a orquestra
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Faz a festa
Ivete Sangalo
Composição: Carlinhos Brown
Odô, axé odô, axé odô, axé odô
Odô, axé odô, axé odô, axé odô
Isso é pra te levar no ilê
Pra te lembrar do badauê
Pra te lembrar de lá
Isso é pra te levar no meu terreiro
Pra te levar no candomblé
Pra te levar no altar
Isso é pra te levar na fé
Deus é brasileiro
Muito obrigado axé
Ilumina o mirin orumilá
Na estrada que vem a cota
É um malê é um maleme
Quem tem santo é quem entende
Quanto mais pra quem tem ogum
Missão e paz
Quanto mais pra quem tem ideais e
Os orixás
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Faz a festa
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Faz um samba
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Traz a orquestra
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Faz a festa
Confira o comentário
Esta é uma música que reflete a diversidade etnica integrada.
Historicamente o povo brasileiro foi constituído a partir da mistura. Somos Mult-etnicos, somos a mistura.
Ao longo do tempo, o Brasil recebeu povos do mundo inteiro.
A cultura de todos estes povos foi se misturando formando a cultura brasileira.
Um processo dinâmico e contínuo que culmina numa diversidade cultural multi-etnica.
Esta música de Carlinhos Brown interpretada por dois gênios da música baiana-brasileira Ivete Sangalo e Maria Bethânia, com seus estilos diversos, expressa muito bem esta diversidade, na mistura dos elementos culturais diversos da religião, das etnias, das festividades.
De forma geral a música fala de gratidão e fé pela paz vivida a partir de sua religiosidade.
Odô significa obrigado em yorubá e axé paz, equilíbrio entre forças.
A música ressalta a necessidade de conexão com o sentimento de religiosidade para harmônia do ser.
Historicamente o povo brasileiro foi constituído a partir da mistura. Somos Mult-etnicos, somos a mistura.
Ao longo do tempo, o Brasil recebeu povos do mundo inteiro.
A cultura de todos estes povos foi se misturando formando a cultura brasileira.
Um processo dinâmico e contínuo que culmina numa diversidade cultural multi-etnica.
Esta música de Carlinhos Brown interpretada por dois gênios da música baiana-brasileira Ivete Sangalo e Maria Bethânia, com seus estilos diversos, expressa muito bem esta diversidade, na mistura dos elementos culturais diversos da religião, das etnias, das festividades.
De forma geral a música fala de gratidão e fé pela paz vivida a partir de sua religiosidade.
Odô significa obrigado em yorubá e axé paz, equilíbrio entre forças.
A música ressalta a necessidade de conexão com o sentimento de religiosidade para harmônia do ser.
"Isso é pra te levar no ilê
Pra te lembrar do badauê
Pra te lembrar de lá
Isso é pra te levar no meu terreiro
Pra te levar no candomblé
Pra te levar no altar
Isso é pra te levar na fé
Deus é brasileiro
Muito obrigado axé"
Pra te lembrar do badauê
Pra te lembrar de lá
Isso é pra te levar no meu terreiro
Pra te levar no candomblé
Pra te levar no altar
Isso é pra te levar na fé
Deus é brasileiro
Muito obrigado axé"
O termo Ilê quer dizer Casa. Logo te levar no Ilê quer levar para casa, origem.
"Pra de levar no Candomblé" Candomblé, religião afro-brasileira formada a partir do sincretismo religioso que reúne elementos indígenas, africanos e católicos.
A música usa a expressão "Deus é brasileiro" que quer dizer que o Criador não é exclusivo de nenhuma religião, nenhum povo e cultura, logo é "brasileiro" metaforicamente, considerando a multi-diversidade etnica dos brasileiros, que reúne os povos de todo o mundo em sua constituição. Deus em Yorubá é Olorum.
Esta é uma proposta para percebermos sentido na diversidade exercitando o respeito as diferenças.
"Pra de levar no Candomblé" Candomblé, religião afro-brasileira formada a partir do sincretismo religioso que reúne elementos indígenas, africanos e católicos.
A música usa a expressão "Deus é brasileiro" que quer dizer que o Criador não é exclusivo de nenhuma religião, nenhum povo e cultura, logo é "brasileiro" metaforicamente, considerando a multi-diversidade etnica dos brasileiros, que reúne os povos de todo o mundo em sua constituição. Deus em Yorubá é Olorum.
Esta é uma proposta para percebermos sentido na diversidade exercitando o respeito as diferenças.
"Ilumina o mirin orumilá
Na estrada que vem a cota
É um malê é um maleme
Quem tem santo é quem entende
Quanto mais pra quem tem ogum
Missão e paz
Quanto mais pra quem tem ideais e
Os orixás"
Na estrada que vem a cota
É um malê é um maleme
Quem tem santo é quem entende
Quanto mais pra quem tem ogum
Missão e paz
Quanto mais pra quem tem ideais e
Os orixás"
'Orixá' desmembrando o termo significa Ori=cabeça, Xá=Rei, senhor. Senhor da Cabeça, ou mentor, anjo da guarda, guia...
Mirim orumilá é um mensageiro. Observe o casamento entre um termo indígena (mirim) e africano (orumilá).
Mirim orumilá é um mensageiro. Observe o casamento entre um termo indígena (mirim) e africano (orumilá).
"É um malê é um maleme"
Malé - mulçamano africano. Maleme - pedido de socorro.
Logo quem faz o convite está funcionando como mensageiro que socorre, que desperta para necessidade de voltar para as origens, para casa interior, para o Self, para integração.
Malé - mulçamano africano. Maleme - pedido de socorro.
Logo quem faz o convite está funcionando como mensageiro que socorre, que desperta para necessidade de voltar para as origens, para casa interior, para o Self, para integração.
"Quanto mais pra quem tem ogum
Missão e paz
Quanto mais pra quem tem ideais e
Os orixás"
Missão e paz
Quanto mais pra quem tem ideais e
Os orixás"
Ogum é o orixá guerreiro, aquele que abre caminhos.
Logo a música diz que para quem desperta para a necessidade de harmonia, integração com suas origens, sua casa interior e tem vontade e se esforça para isso encontra apoio de Ogum, daqueles que abraçam a causa da liberdade, do respeito, que luta pelos ideais, pela paz e harmonia entre os povos.
Logo a música diz que para quem desperta para a necessidade de harmonia, integração com suas origens, sua casa interior e tem vontade e se esforça para isso encontra apoio de Ogum, daqueles que abraçam a causa da liberdade, do respeito, que luta pelos ideais, pela paz e harmonia entre os povos.
"Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Faz a festa
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Faz um samba
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Traz a orquestra
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Faz a festa"
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Faz a festa
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Faz um samba
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Traz a orquestra
Joga as armas prá lá
Joga, joga as armas pra lá
Joga as armas pra lá
Faz a festa"
Por fim, sugere que nos desarmemos e nos harmonizemos como a música. express a no samba, na festa, na orquestra.
Que joguemos "as armas prá lá" e que desarmemos o 'Ego Imaturo' de suas defesas egoícas.
Que sigamos o fluxo de nossa verdadeira essência, de nossa Casa Interior, de nosso Ilê, para que então possamos dizer "Odô, axé, odô" - Obrigado, paz, obrigado!
Que joguemos "as armas prá lá" e que desarmemos o 'Ego Imaturo' de suas defesas egoícas.
Que sigamos o fluxo de nossa verdadeira essência, de nossa Casa Interior, de nosso Ilê, para que então possamos dizer "Odô, axé, odô" - Obrigado, paz, obrigado!
Por Marcelo Bhárreti
Referências: http://www.cabocloarruda.hpg.com.br/teca/dicionario.htm
Já havia buscado um sifgnificado para esta bela música, que sempre me tocou, e achei um primor toda a mensagem que agora sei que esta belíssima letra de Brown traz. Pura poesia da forma mais bahiana possível!
ResponderExcluirRealmente uma interpretação brilhante da música, não podia achar coisa melhor na internet.Muito obrigada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns a vocês. Excelente interpretação, gostaria de ver mais músicas por aqui. Obrigado.
ResponderExcluirAdorei a interpretação! Obrigada!
ResponderExcluirNão tem interpretação melhor, gostaria que todas as músicas relacionadas, de matriz africana, tivesse um conteúdo que nem este!
ResponderExcluirÓtima interpretação Parabéns !
ResponderExcluirMuito obrigado axé.
ResponderExcluirÓtimo significado! Parabéns
ResponderExcluirDemais Marcelo! Vou imprimir e deixar do lado da minha "cama". Na verdade durmo em colchão. Enrolo e desenrolo todos os dias. Não porque goste. É o que tem. Vou imprimir e enrolar no colchão para ler todos os dias até sentir que "aprendi". Obrigado por ter se dado ao trabalho de compartilhar. Um grande saravá para vc !
ResponderExcluirSensacional...amei a reflexão sobre essa música perfeita(letra e melodia).
ResponderExcluirTirou as inúmeras dúvidas que eu tinha a respeito de termos do candomblé.
Parabéns!
Bela interpretação,só gostaria de saber sobre a palavra,''cota"
ResponderExcluirEu também queria saber
ExcluirEntendi cota como tudo o que vem de bom pra cada um de merecimento na trajetória da vida.
ExcluirTbm gostaria de saber.
ExcluirCota é iniciante.
ExcluirTentando traduzir:
"Ilumina o mensageiro
Na estrada da iniciante
É um africano é um pedido de socorro
Quem tem santo é que entende
Quanto mais pra quem tem forca para lutar
Missão e paz
Quanto mais
Pra quem tem ideais e as divindades
Cota vem de Kota, palavra de origem kimbundu - idioma bantu muito utilizado no candomblé Kongo-Angola - se refere àquele(a) que já é mais experiente, mais velho, mais vivido, mais sábio… E também uma referência às makota (plural de kota), título daquelas que ajudam a Mam’etu (yalorixa) a cuidar cuidam das divindades e pessoas dos terreiros, o mesmo que ekedy para a tradição yoruba.
ExcluirSensacional!
ResponderExcluirJá era apaixonada pela música,pois ela me toca profundamente.
Agora então...
Obrigada.
Axé!
Linda música, linda letra e significado!!
ResponderExcluirIncrível, muito bom!
ResponderExcluirMuito Obrigado, Axé!
ResponderExcluirParabéns pela interpretação, depois de ler isso fiquei com a minha Ilê Axé Odô������������
ResponderExcluirNão sei exatamente como e nem o porque, mas essa canção toca a alma da gente. Parabéns a todos que compartilharam seus comentários aqui e transmitiram esse axé pra mim.
ResponderExcluirValeu.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirletra magnifica e na voz das duas divãs,ficou explendoroso.
ResponderExcluirLindo....Pra mim essa música é um mantra !!!!muito obrigado axé!
ResponderExcluirAhhhh muitíssimo obrigada!!! Interpretação incrível, muita informação e amor ❤️
ResponderExcluirParabéns por expor a mensagem por trás da música. Uma canção muito linda e até mesmo sem entender sempre gosto de escutar e hoje fico ainda mais feliz, por entender um pouco da mensagem! Nõs enquanto ouvintes, devemeos refletir mais a mensagem do que simplesmente ouvi-la sem analisar! Muito obrigado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSenti uma paz incrível quando ouvi esta música pela primeira vez. Tanta paz, tanta paz que quando desliguei o som sentei para meditar numa atitude de pleno agradecimento. Agora que vi seu significado entendi tudo o que estava sentindo.
ResponderExcluirSonia eu também senti o mesmo... linda música com todo os arranjos , letra e interpretação perfeitos... muito axé para nós
ResponderExcluirMuito obrigado pela aula
ResponderExcluir2018 e uma informação tao valiosa obrigado
ResponderExcluirExplicação linda. É exatamente o que sinto quando ouço esta música.
ResponderExcluirIsso conhecimento é tudo quando toco essa música alguns criticam mas é por (ignorância) de não saber o que diz a música
ResponderExcluirObrigada por explicar tão ricamente a beleza dessa poesia/música. Já era encantada com a melodia, agora estou encantada por completo. Abraço fraterno,
ResponderExcluirMuchas gracias por acercarme al mundo candomble con esta interpretación
ResponderExcluirMuito obrigada por detalhar essa música tao cativante!!
ResponderExcluirGostaria de encontrar a parte em que o Carlinhos Brown canta em yorubá. Nao vejo em nenhuma parte... Axé para todos!
Toca minha alma profundamente
ResponderExcluirUma verdadeira aula esse texto!! 👏👏
ResponderExcluirMuito obrigado Axé. Axé odô. Gratidão.
ResponderExcluirObrigada pela interpretação, Axé
ResponderExcluirUma ressalva: Ilê é uma referência ao Ilê Aiye, bloco afro mais antigo do Brasil. Digo isso porque ele no verso seguinte refere ao Badaue..um afoxé famoso que não existe mais. Bloco Afro e Afoxés são manifestações afro do Carnaval da Bahia, que tem o candomblé como matriz, sendo que o afoxé usa os mesmos instrumentos músicas dessa religião
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