26 de novembro de 2010

RENATA VIEIRA REFLETE: ENTÃO OS MÚSCULOS SÃO SÍMBOLOS DE MAIOR VIRILIDADE? CULTO AO CORPO; ANABOLIZANTES; AUTO-ESTIMA

Por Renata Vieira
Estudante de Psicologia


Estou estabelecendo um compromisso comigo mesma. Consiste em ler toda manhã notícias, estou abrindo diariamente o Ne notícias ou Infonet e hoje, acabo de ler uma notícia que quero compartilhar, mas antes de anexar pretendo tecer alguns comentários sobre o assunto abordado.

O tema é: Campanha contra o uso de anabolizantes será reativada.

Ao ler essa reportagem era inevitável lembrar de um amigo que faz uso dessas substâncias, que altera sua estrutura corpórea e muito mais, transmite uma falsa ilusão de que "assim estou muito melhor" e tudo isso me fez lembrar de um livro de Augusto Cury, intitulado "A Ditadura da Beleza". Neste livro o autor explora os dramas vivenciados pelas modelos, que para manterem um padrão de beleza, se autodistroem, mas essa destruição é mascarada, e a mídia vende esse padrão como sinônimo de perfeição, e as pessoas que não se enquadram nesse estereotipo de beleza se frustram e iniciam uma luta acirrada para se adequar a essa ditadura.

O que antes parecia ser mais evidente em mulheres, a vaidade descontrolada, a tentativa de se enquadrar a um modelo com maior aceitabilidade social, que está embutida a não aceitação do seu próprio corpo, hoje o público masculino também vivencia essa ditadura.

Acho um máximo a metrasexualidade! O homem deve cuidar da aparência, estar bem cheiroso, bem vestido, com uma pele macia. Epa! Vamos parar por aqui. (risos!)

Entretanto, a postura que muitos jovens estão tendo, vai além da metrasexualidade. Ou seria uma metrasexualidade exacerbada?

Então os músculos são símbolos de maior virilidade? É possível, medir o poder de sedução através de um corpo malhado? Tudo é válido desde que possa ser aceito e mais ser cobiçado?

O fato é que esse meu amigo, faz parte de uma parcela que cultua a forma. Esses jovens são reforçados socialmente. É só observar a exibição dos corpos ditos perfeitos vinculados pela mídia televisiva, que servem de espelho para eles.
O problema se desenvolve quando tudo é valido para adquirir "a forma perfeita" e surgem então "as poções milagrosas" os denominados anabolizantes. E como um "truque de mágica" desenvolve-se as formas tão almejadas por esses jovens.

Meu amigo faz uso do Durateston, uma entre as várias opções existentes no mercado; A forma de aquisição, usando o linguajar do mesmo "é moleza!".

Essa campanha deve ser fortalecida. É necessária a divulgação das consequências do uso de tais "poções mágicas". São jovens que colocam em risco o bem mais precioso "A vida" em troca da forma perfeita, que proporciona auto-estima, o sentimento de cobiça e assim "fazem sucesso com as garotas", e para manter esse sucesso é necessária uma "reaplicação da fórmula mágica" e esse processo os levam a inúmeros prejuízos futuros, entre eles a impotência sexual, lesões no fígado e nos rins .

Espero que meu amigo páre de fazer uso desses medicamentos.

Então amigos segue abaixo a reportagem.

INFONET
 
De acordo com o diretor estadual de Vigilância Sanitária Estadual, Antônio Pádua Pombo, que esteve em audiência no Ministério Público na manhã desta segunda-feira, 22, para a reunião serão convocados donos de academias e ministérios do Estado. Na pauta serão discutidos a venda dessas substâncias, como também o uso indiscriminado de vitaminas de uso animal por adolescentes. “Tivemos um caso recente de 12 garotos em Nossa Senhora do Socorro que fizeram uso de vitaminas veterinárias e tiveram parte de seus corpos mutilados”, explicou. 

O diretor ressalta também que esta foi uma das causas que levou à reativação da Campanha. “É importante destacar que a partir do dia 18 de dezembro antibióticos só serão vendidos em farmácias com prescrição médica, então por que não criarmos uma lei que regulamentasse o uso, por exemplo, de suplementos alimentares?”, questionou.
Os anabolizantes são medicamentos esteróides que alteram o metabolismo, funcionando como hormônios masculinos naturais, auxiliando a aumentar a massa e a força musculares do usuário. A utilização de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, causa lesões no fígado e nos rins, e degrada a atividade cerebral e aumenta o risco de câncer.

Campanha contra uso de anabolizantes será reativada
À frente da reunião estará a promotora de Justiça dos Direitos à Saúde, Dra. Míriam Teresa Cardoso.


Um comentário:

  1. Renata!! Que bom refletir sobre este tema tão presente na vida de muitos jovens desde a década de 80 quando a "febre" da malhação começou. Achei legal você refletir sobre a auto-estima e a auto-destruição, muito interessante é notar que atualmente o número de informações que chegam sobre os prejuízos de se fazer uso de tais substâncias é grande. Mas...interessante notar é o quanto algumas pessoas acabem tendo o fascínio e identificando-se com apenas o corpo e esquecendo-se de sua transcendência e de que existe uma parte psicológica, subjetiva a ser cuidade. Assim você tem um amigo que usa, tenho algumas pessoas que conheço que fizeram uso dessas substâncias e estava pensando enquanto lia o seu artigo: nossa como realmente muitos queriam tão só parecer "viris" ou mostrar-se "mais forte" pela aparência. Hoje percebo que os que sacaram logo que devem "modelar" a mente e o espírito estão bem diferentes no corpo dos que demoraram a sacar isso e que "detonaram-se" no corpo e na mente porque a permanência na ilusão de que somos so corpos os causa uma dor (que para eles não está clara) de perceber que o nosso corpo é finito e também os nossos recursos são projetados para esgotarem-se os leva a fugir para outras drogas como o álcool.
    Parabéns e bem vinda ao diversidadeintegrada sempre!

    ResponderExcluir