21 de setembro de 2009

TEMA DA SEMANA - TRÂNSITO - Trapaça, Egoísmo, desrespeito e individualismo?


Desde o dia 18 até o dia 25 é comemorada em todo país a Semana Nacional do Trânsito 2009. A iniciativa é uma tentativa de transformar o atual cenário caótico no trânsito brasileiro. Para que no cotidiano sejam estabelecidas relações menos conflituosas, sociedade civil e poder público tentam, de maneira mais enfática, durante estes dias evidenciar e estudar mudanças que altere os atuais índices de morte e violência nas estradas brasileiras. Segundo dados divulgados pela mídia nacional, mais de 40 mil pessoas morrem por ano vítimas deste tipo de violência, deste número metade delas acabam em óbico em decorrência de acidentes causados por embriaguez.
Bem...infrações de trânsito todos já vimos e vemos todos os dias acontecerem. Em algumas cidades é cada vez mais evidente que os espaços urbanos estão sendo projetados pensados em carros, caminhões, trens, cada vez menos em pessoas. A julgar pelos índices de morte no trânsito e pelas infrações cometidas cotidianamente em nossas ruas podemos realmente afirmar que o local em que mais existe trapaça, egoísmo, desrespeito e individualismo com parasitas que só pensam em si é de fato o universo político (especificamente o Congresso) ou na verdade este lugar é o espaço público das vias em que os veículos trafegam conduzidos por uma quantidade pequena de pessoas preocupadas em respeitar as regras?

Em sua cidade você vê todos os dias atos de gentileza no trânsito como regra de conduta? E você? avança o sinal vermelho, joga ponta de cigarro e lixo fora de seu carro? anda na esquerda a 30km/h e não sai da frente de ninguém em uma avenida que a velocidade é de 80km/h? estaciona em fila dupla? dá aquela famosa: "roubadinha e pega um trechino só de contra-mão? você dirige sem habilitação? você para na faixa de pedestres para que as pessoas atravessem, em avenidas e ruas que não existem semáforos próximos as faixas?
Postura muito comum no trânsito e institucionalizada culturalmente é a que legitima a pessoa ir pra balada, ingerir bebida alcóolica e depois sair "tranquilamente" dirigindo um carro.
Eu não sei vocês mas eu tenho entes queridos que desencarnaram no trânsito. O famoso: agora dá pra ultrapassar (desobedecendo a sinalização de duas faixas da estrada) leva muita gente a desencarnar. Outra famosa postura inofensiva são os copinhos de chopp!!!
E assim...vamos nós tornando nosso trânsito e nossas vidas cada vez mais reféns dos tipos de freios, pneus, modelos, preços de veículos, quilometragem e metais que estão nos carros e cada vez menos humanos, respeitosos e cordiais quando estamos dirigindo em nossas ruas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário