11 de agosto de 2010

INTOLERÂNCIAS, DIREITO DE EXPRESSÃO, SENSO DE HUMANIDADE: RESPOSTA AO COMENTÁRIO DE UM LEITOR ANÔNIMO

Caros leitores, a Diversidade Integrada é uma comunidade de reflexão de nossos padrões comportamentais visando contribuir, ainda que seja em nível provocativo, do processo de integração psicológica individual e coletiva, de forma a minimizar os efeitos nocivos dos preconceitos, dos quais, todos nós em algum contexto, somos agentes e alvos ao mesmo tempo.

Procuramos estimular a sua participação, seja compartilhando sua opinião em nossas enquetes, seja lendo nossas postagens, seja inclusive, comentado-as.
Qualquer que seja a forma de participação, para nós, tem um significado e um sentido. Logo, se uma de nossas postagens lhe chamou a atenção. Significa que uma parte de você foi despertada. Um incômodo, um desconforto, um descordar, ou ainda, uma identidade, um sorriso, um concordar. O sentido para isso? O processo é de cada um...O fato é: Se algum efeito lhe causou é porque uma parte de você foi despertada, talvez a parte fragmentada de sua psique e que precisa ser conhecida, acolhida, trabalhada e a posteriori integrada.

Ficamos felizes com a sua participação e aproveitamos para estimula-lo a frequência e interação entre leitores.
Esta semana recebemos um comentário de um de nossos leitores bastante interessante e significativa, carente de sentido. Nosso leitor anônimo solicitou a interação de todos. Confiram:

Anônimo disse...

NOta de um Católico: Sobre a homossexualidade. Deus, quando Criou os seres humanos Ele Fez o Homem e depois Criou a mulher. Se fosse para o homem se relacionar com seres da mesma espécie, ele não teria criado a mulher. Vocês não acham


E vocês o que acham?
Participe!
"Fale o que pensa, mas pense!"
(Autor desconhecido)

Já exploramos por diversas vezes este tema, mas como esta ainda é uma ferida aberta, requer nossa atenção e envolvimento.

Ah! Mas, você poderia dizer: Mas este assunto não é meu, pois não sou homossexual.

Pode ser que você não seja, mas será que isto realmente não é assunto seu? Será que você não tem preconceitos? Será que você não é alvo de um? Por ser gordo, por ser magro, por ser alto, por ser baixo, por ser pobre, por ser rico, por ser homem, por ser mulher, por ser branco, por ser preto, por ser cristão, por não ser?

Somos todos, em algum nível e algum destes contextos, agentes e/ou alvos de preconceitos. Porque somos seres humanos e constituimos uma diversidade de modos de ser e estar no mundo. Por isso este é um assunto, que diz respeito a todo mundo.

Quanto ao comentário do Leitor Anônimo, penso:

Deus criou Tudo e é a Suprema Perfeição, concordam?

Você mesmo citou o termo homessexualidade e não homossexualismo. Isto significa que já está atualizado em termos de conhecimentos filosóficos, religiosos e científicos, que homossexuais não são aberrações, não possuem nenhuma anomalia genética por isto, nem mesmo, nenhum distúrbio psicológico e/ou psiquiátrico. Tão pouco, em algum momento de sua vida optou por isto.

Caro Leitor Anônimo, processe junto comigo (numa síntese que reúna as lógicas racionais e afetivas) caso esteja convicto de sua sexualidade, retome o tempo em que começou a despertar de forma mais aguçada o desejo sexual. Faça isto! E ai consegue lembrar? Em algum momento fez uma escolha? Acredita mesmo, que existe um botão liga-desliga sentimentos, ao ponto de definirmos o que sentir o que desejar? É mesmo? Você tem mesmo este perfeito e sofisticado controle dos instintos, sensações, emoções e sentimentos? Se tem amigo, então você pensa que é quem, DEUS?

A razão de existir homossexuais é a mesma de existir negros. Não se decide ser gay, como não se decide ser preto ou branco. Mas se decide em permanecer ignorando este fato e/ou pensar de forma mais madura e humanística sobre o assunto.

Caro amigo! Não blasfem quando utiliza argumentos divinos para tratar de assuntos tão sérios. São os mesmos que em nome de Deus, escravizaram negros, que exterminaram milhões de judeus, que justificam ataques terroristas. É em nome de Deus?

Não amigo, não é mesmo!

Você sabia que por causa disso vários adolescentes cometem suícidio achando-se aberrações, pecadores, impotentes diante algo que não conseguem mudar, porque simplesmente não pode ser mudado?

Você sabia que por causa disso a auto-estima de milhões de pessoas é diminuída provocando-as sofrimentos silenciosos e terríveis, porque nem ao menos é permitido expressá-lo, por medo da desaprovação alheia? Você tem ideia disso?

Certamente quando você vem com um argumento deste você provoca o sofrimento de alguém, quem sabe de seu pai ou de sua mãe, quiça de seus filhos, ou um de seus amigos. Quem sabe o seu?

Cuidado Leitor Anônimo! Você pode está ferindo muita gente, quiçá se ferindo.

Quanto ao outro comentário:

Anônimo disse...

Eu Sinceramente Não Acredito! que seja Nossa Senhora, a Mãe do Meu Jesus. Pode Ser qualquer coisa, menos Ela. Lí um texto no site e vocês tratam Jesus como uma Pessoa qualquer. Comparam ele com seus iluminados quando Cristo é a Luz para o Mundo. Agora me digam: Quial dos seus iluminados ressucitou mortos? ou Melhor, qual deles ressucitou dentre os mortos? Sinceramente,Vocês deveriam respeitar Jesus e sua Santíssima Mãe e colocar qualquer nome em seu evento menos esses: Maria e Cristo


Quanto a isto você é livre para acreditar ou não. Isto sim é uma escolha sua e um tempo que é só seu.

Mas, Maria como você mesmo disse é Nossa Senhora e não apenas de um grupo em particular religioso, senão, não Seria Quem a É, Espelho de Deus-Mãe, Representante do Feminino de Deus.

Agora você falou em RESPEITO, mas o seu comentário não é INCOERENTE com esta ATITUDE sublime, chamada respeito?

Não são as Religiões, em si que salvam, mas a ATITUDE RELIGIOSA. As religiões são necessárias justamente para isto, religar a criatura ao Criador, pela Atitude Religiosa.

O que pensarmos da INTOLERÂNCIA RELIGIOSA?


Ficamos felizes com sua participação, caro Leitor Anônimo, pois, reiteirando o que havia introduzido alhures, se parte de nosso conteúdo lhe despertou atenção pode significar que uma parte de você foi afetada, e isto é muito bom, porque você pode dar um sentido positivo a isto conhecendo-se melhor, trabalhando a auto-compreensão, a auto-aceitação, a empatia, a humanidade, e por conseguinte a integração das possíveis parte fragementadas de sua psique.

Desejo-lhe, sinceramente um excelente processo!

Por Marcelo Bhárreti


Um comentário:

  1. Diversidade Integrada é bem interessante, pois causa um impacto, uma crítica, nos faz refletir, repensar e consequentementte amadurecer. É na diversidade que encontramos as semelhanças e as contradições que nos faz descobrir no outro o melhor e o pior de nós mesmos.O mundo está cheio de conceitos, preconceitos e preceitos, o que nos faz julgar constantemente o nosso semelhante. "Atire a primeira pedra" aqueles que se acharem perfeitos. A sexualidade de cada um é um universo pessoal. Cada um tem o livre arbítrio de escolhas. O que constitui o ser humano são os seus valores e princípios calcados na intenção. Se somos homossexuais, hetero, bi, e outras denominações não importa. Importa sim que somos seres humanos diversos e isso que faz com que a vida tenha um sentido maior, mais ampliada. Vamos quebrar os paradigmas de nós mesmos...

    ResponderExcluir