Páginas

15 de maio de 2013

União Civil Homoafetiva - Agora é Casamento Mesmo!




Finalmente o Brasil evoluiu neste aspecto.
Em nada deveria diferir uma união heteroafetiva de uma homoafetiva, porque independente da orientação sexual há pessoas, cidadãos de direitos e deveres. Legalizar a união civil homoafetiva é garantir a igualdade de cidadania, corrigindo, inclusive, uma falha constitucional.
Entretanto, ainda é pouco. É preciso mais que isso. É necessário que haja mudanças na mentalidade das pessoas, que não toleram e não respeitam a pessoa humana independente de sua orientação sexual. Assim, enquanto estas mudanças se processam, é preciso leis que garantam a dignidade e proteção de todos. É preciso leis como a que criminaliza a homofobia.
As leis, as normas, as regras existem, entre outras coisas, para garantir a sobrevivência da espécie humana, já que somos grupais por natureza. Sem elas, não nos educaríamos, não conseguiríamos nos distanciar de nosso primitivismo. Elas ocupam o lugar do senso de coletividade.

       Por isso, enquanto não tivermos bom senso suficiente para vivermos bem coletivamente, enquanto não vencermos o nosso egoísmo - reflexo de nossa natureza primitiva e imatura, precisaremos de leis, de normas e de regras bem claras, coerentes, justas e eficientes, que nos castre, nos frustre, nos limite, quando nossos impulsos à ação forem prejudiciais à coletividade. Leis, normas e regras que nos possibilite, neste sentido, nos educarmos, evoluirmos-nos e amadurecermo-nos enquanto.

Por Marcelo Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário